sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Post 6 - Correções de erros, mudanças e progresso

Olá galerinha, bom dia!

Mais de um mês sem postar e menos de um mês para apresentar o projeto, viemos aqui, mostrar nesse post tudo o que já fizemos e estaremos para fazer nessa reta final!

Os Problemas com o Subversion foram todos resolvidos!

Ao que tudo, aquele erro era causado por que meu Netbeans estava desatualizado. Atualmente estamos desenvolvendo no Netbeans 7.1.2 e está ocorrendo tudo de maneira esperada.

Finalmente conseguimos colocar o vídeo de introdução!

Tivemos de substituir a biblioteca de áudio e vídeo JMF (Java Media Framework) por esta ser ultrapassada e descontinuada. Para programar (e possivelmente, jogar), o JDK (Java SE Development Kit) deveria ser instalado em 32bits, o que dificultaria um pouco o nosso desenvolvimento. Trocamos esta api pela DSJ (DirectShow Java), pois, pelo que parece, têm um acervo muito grande de compatibilidade com outros formatos de áudio e vídeo e possibilidade de ajuste de som conforme o usuário solicitar.
Apesar de todas esses fatores positivos, a DSJ é restringida à Windows, porque necessita do Windows Media Player 9  e Directx 9 ou versões superiores a estas.

Veja o vídeo de introdução abaixo.



Bug do .GIF piscando corrigido!

Apesar de não parecer, estivemos trabalhando durante todo este período na movimentação do personagem. Depois de introduzirmos o protagonista em .GIF em Java 2d, um "erro" acontecia, fazendo com que a imagem do personagem piscasse junto com o frame todo.
Conversamos com o professor Bernardo e conseguimos corrigir este erro aplicando os .GIFs em labels e assim aplicando estes no JFrame.

A volta da Full Screen!


Conversando com um membro de um grupo que está fazendo um projeto muito parecido com o nosso, o Yves, do projeto O Terceiro Deus, descobrimos que há um método de transformar o frame em Full Screen mesmo trabalhando com o jogo em outra resolução (800 x 600), sem perder as coordenadas dos objetos. Nos próximos posts falaremos disso de uma forma mais direta.


Próximas Tarefas do Grupo:


A Aline ficará com a parte do menu inicial e durante o jogo. Aplicaremos o menu em um JPanel e inseriremos este ao frame.

O Bruno irá criar os métodos de movimento e colisão dos personagens secundários (adversários).
A Hellen irá fazer uma janela de "fala" do personagem, onde este falará com o jogador de modo indireto. Esta caixa de texto irá ler um arquivo .XML e retirar o texto que precisa.
O Leonardo já está trabalhando em uma barra de vida para o personagem. Esta ficará no canto superior esquerdo da janela.
Eu (Thyago) ficarei com a interação entre o jogador e o jogo, criando os métodos de entrada em uma classe externa (inclusive, trabalhando com a JInput) e criando as fases e seus métodos de colisão.

Obrigado pela atenção e é isso aí!

2 comentários:

  1. Oi,
    Eu estava pesquisando algumas informações sobre a IFSP e acabei encontrando o blog de vocês, e gostaria de perguntar uma coisa que não tem muito a ver com o tema do blog, mas... Sou um aluno do 9º ano e pretendo prestar pra Informática integrado ao Ensino Médio no fim do ano, e se não for muita incomodidade, queria saber qual é a demanda média e o número de pontos na prova necessário pra passar. Desculpa aí qualquer coisa.
    Obrigado pela atenção e boa sorte com o projeto!

    ResponderExcluir
  2. Valeu cara!

    Então, respondendo as suas perguntas, no ano em que eu ingressei no IFSP, a demanda era de 20 pessoas por vaga, se bem me lembro. Esse número varia bastante de ano pra ano, até porquê, quando fiz a prova, o número de vagas havia dobrado de um ano para o outro pro meu curso. Esta sua pergunta pode ser respondida assim que encerrarem as inscrições para o processo seletivo. Esse número sai na mesma página do edital.

    Quanto ao número de pontos (ou nota de corte, como alguns chamam), variam de curso pra curso dependendo da quantidade de vagas. Saiba também que dependendo do seu curso, certas questões que caem na prova tem um peso a mais. Por exemplo, se você for prestar mecânica, suas notas de física e matemática tem peso maior que as de português ou história, entendeu? Geralmente as empresas que tomam conta do processo seletivo não costumam soltar nota de corte do curso.

    É isso aí, "chara". Se for prestar a federal lhe desejo muitíssima sorte e recomendo fazer algum cursinho preparatório (não que seja realmente necessário, tenho alguns amigos que passaram sem fazer cursinho). O mais conhecido é o Rumo.

    ResponderExcluir